Perguntas frequentes

Telhados e coberturas

Desejo substituir um telhado existente por telhas sanduíche da Panisol. Posso fazer isso?
Sim. É algo muito comum, independente do telhado existente ser de telhas cerâmicas, cimento-amianto ou até mesmo metálica. Muitas empresas e residências têm feito essa substituição com sucesso. Entre em contato com nosso departamento de engenharia e projetos para esclarecimento dos detalhes técnicos.

Qual a inclinação mínima das telhas?
Recomendamos 5%, mas, é possível a aplicação com inclinações menores (entre 3 e 5%) sendo que nesses casos sugerimos o uso de massa de vedação.

O sistema de fixação apresenta possibilidades de vazamentos futuros nas coberturas?
A possibilidade de vazamentos é remota, pois os parafusos de sistema AP (auto perfurante) ou AA (auto atarrachante) possuem uma arruela de neoprene para aumentar a vedação do sistema. Sempre recomendamos que não se aperte os parafusos acima da pressão adequada no processo de montagem das telhas para que não ocorra amassamentos nas áreas de ação dos parafusos.

As telhas e painéis térmicos para cobertura e fechamento são autoportantes?
Não, nossas telhas e painéis não são autoportantes. Contudo são materiais muito resistentes e leves portanto permitem que o espaçamento entre apoios seja otimizado. Uma telha ou painel Panisol permite espaçamentos entre apoios de aproximadamente 3 a 6 metros dependendo de alguns fatores como espessura das chapas, da espuma isolante e da sobrecarga requerida. Enquanto isso uma telha de fibrocimento tem espaçamento típico ao redor de 0,5m e uma telha cerâmica algo em torno de 0,3m. Com isso o uso de telhas e painéis Panisol permite economia considerável com estruturas metálica (terças) ou de madeira. Os espaçamentos entre apoios de cada produto encontram-se nas páginas de cada produto ou em nosso nosso catálogo.

Os painéis sem o sistema de pré-pintura em galvalume ou alumínio apresentam boa resistência às intempéries?
Sim. O sistema de pré-pintura é um processo industrial que garante um revestimento uniforme e de alta qualidade. O galvalume é uma liga especial que oferece a proteção do alumínio à resistência mecânica do aço. No caso do alumínio este é um material naturalmente mais resistente à intempéries. Em ambos casos, estas matérias-primas formam painéis que conferem uma ótima durabilidade.

Para panos de telhados superiores a 12 metros lineares, como deve ser feito o recobrimento das telhas?
Recomendados uma sobreposição de 250mm sobre a telha superior próxima à cumeeira. O corte deve ser executado na chapa inferior do painel, no recobrimento mencionado, sendo que este recorte deverá coincidir com o apoio do painel (terça metálica ou de madeira). Nossa equipe técnica está à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto.

Qual o balanço máximo recomendado nos beirais de coberturas?
Recomendamos um balanço máximo de 60 centímetros para beirais de telhados, devido às ações dos ventos sobre as coberturas.

Como deve ser feita a montagem das telhas em relação aos ventos predominantes?
As telhas sanduíche devem ser montadas com o recobrimento contra os ventos predominantes. Dessa forma quando há vento durante a chuva eles fazer a água passar por cima dos recobrimentos ao invés de empurrá-la por baixo dos mesmos. Os parafusos de costura, aplicados no trapézio de recobrimento das telhas deve ser aplicado a cada 50cm. Dessa forma é possível garantir que não haverá muito espaço entre a aba vazia de recobrimento e a que está preenchida com o isolamento térmico.